28 de fevereiro de 2014

CINEMA EM CASA - Leonardo DiCaprio e O Lobo de Wall Street

Escrito por: Peterson Leandro

Olá, vocês!


Antes de qualquer coisa eu preciso expressar meu prazer em estar aqui escrevendo para o Infinito de Nós. Recebi o convite com muita alegria e estou pronto para, toda sexta, falarmos sobre uma das minhas maiores paixões: cinema. A cada semana nos encontramos aqui para conversamos sobre a sétima arte com inteligência, jovialidade e humor, sempre deixando alguma dica para o fim de semana.
Todos prontos?
Começamos, então, em um fim de semana muito oportuno. Neste domingo, 02, acontece em Hollywood a entrega do prêmio mais importante da indústria cinematográfica, o 84° Academy Awards, o nosso amigo Oscar, onde os "maiores" e "melhores" do ano são honrados com a belíssima estatueta dourada.
Entre os maiores indicados desse ano temos os filmes “Trapaça” e “Gravidade”, mas é sobre "The Wolf of Wall Street" (vendido no Brasil como O Lobo de Wall Street) que vamos falar. A história é baseada na autobiografia de mesmo nome de Jordan Belfort, um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90 pelo seu envolvimento com drogas e crimes do colarinho branco.
O longa é dirigido pelo já consagrado e premiadíssimo diretor Martin Scorsese (8 nomeações ao Oscar e mais 8 ao Globo de Ouro, tá bom pra você?) e protagonizado pelo não tão premiado assim Leonardo DiCaprio. Com um currículo de 30 filmes, DiCaprio já é considerado um azarão nas premiações. Quatro indicações a melhor ator no Oscar e nenhuma estatueta na estante.
Sua primeira indicação veio ainda cedo, em 1993, aos 19 anos, pela atuação em "What's Eating Gilbert Grape" (apenas "Gilbert Grape" no Brasil), onde viveu Arnie Grape, irmão mais novo e autista do tal Gilbert. Apesar da justa indicação por um trabalho difícil, DiCaprio perdeu para o competente Gene Hackman e seu Bill Daggett em "Os Imperdoáveis". Justa indicação, porém derrota, no mínimo, justíssima.
Muitos esperavam uma segunda indicação por Titanic em 1997, o que, convenhamos, com aquela atuação mirrada, isso não iria acontecer. Essa só veio 12 anos depois da primeira, com "The Aviator", em 2005. Interpretando o jovem milionário Howard Hughes e sua história de investimentos no cinema e sua paixão por aviões. Apesar de ter vencido o Globo de Ouro, naquele ano o vôo de DiCaprio foi mais uma vez abatido pela arrasadora atuação de Jamie Foxx por "Ray".
Dois anos depois, em 2007, DiCaprio mais uma vez esteve entre os melhores do ano da academia, sendo indicado pela terceira vez, agora pelo papel em "Blood Diamond" (Diamante de Sangue, no Brasil). Provavelmente esse foi o ano em que Leonardo esteve mais creditado ao prêmio, não só pela excelente atuação, mas também pelo fato de seus amigos que concorriam ao mesmo prêmio não serem assim lá tanta coisa. Mas, mesmo assim, ainda não foi dessa vez. No meio do caminho havia um Forest Whitaker e seu Idi Amin, do emocionante "O Último Rei da Escócia". Terceira indicação, terceira derrota. Já está ficando chato, DiCaprio. :(
Apesar das injustiças às suas excelentes atuações em "Prenda-me se For Capaz", "Gangs de Nova Iorque", "Os Infiltrados", "Django Livre" e, mais recentemente, O Grande Gatsby, apenas esse ano DiCaprio voltou a ser indicado. Em "The Wolf of Wall Street", ele interpreta o próprio Jordan Belfort e suas luxúrias no mundo mercado financeiro americano, na melhor atuação que ele já entregou em toda sua carreira, em minha opinião. A película tem a (longuíssima) duração de 179 minutos e, apesar de contar com um excelente elenco, é DiCaprio quem sustenta a história do começo ao fim, aliado e afinado com à dinâmica e espertíssima direção de Scorsese.

Dessa vez ele disputa o páreo com Christian Bale por "American Hustle" (Trapaça), Bruce Dern, por "Nebraska" (Nebrasca), Chiwetel Ejiofor, por "12 Years a Slave" (12 Anos de Escravidão) e Matthew McConaughey, por "Dallas Buyers Club" (Clube de Compras Dallas). Apesar de a maioria dos críticos apontarem McConaughey como favorito, minha torcida está para Leo, não apenas pela excelência na defesa desse papel tão empolgante, mas pela sua óbvia evolução durante os anos. Quem não apostou que ele morreria sendo apenas o tal Jack do estrondoso sucesso comercial “Titanic”? Apesar disso, DiCaprio seguiu em frente e já cravou seu nome na história do cinema com papéis tão memoráveis que fazem de Jack uma piada.
E você, já viu “The Wolf of the Wall Street”? Também aposta no DiCaprio ou acha que não é a dele de novo? Sua opinião será muito bem vinda nos comentários desse post!
Para esses e outros assuntos você pode me seguir no twitter/instagram pelo @pepelo, vai ser um prazer!
Por hoje é só, nos encontramos na próxima sexta com a estatueta do Leo nas mãos, ok? Ou não.



-------------------------------------------------------------------------------------------



FICHA TÉCNICA
The Wolf Of Wall Street (O Lobo de Wall Street)
Gênero: Drama/Comédia
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Terence Winter, baseado no livro de Jordan Belfort.
Produção: Emma Tillinger Koskoff, Joey McFarland, Leonardo DiCaprio, Martin Scorsese, Riza Aziz.
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey, Kyle Chandler e Rob Reiner.
Classificação Etária: 18 anos.




AVALIAÇÃO

Desenvolvimento da Trama:






Qualidade do Texto:






Qualidade Técnica:



TRAILER

3 comentários:

Rebs disse...

Que legal ver vc por aqui, Pepe! Adoro teu jeito de escrever. :)

Unknown disse...

adorei ... espero que ele ganhe esse ano ! Parabéns pela coluna !

Jayson disse...

Adorei o texto, to torcendo por esse filme, o problema é q dos indicados só assisti esse e gravidade. xD

Mas o DiCaprio merece.