1 de fevereiro de 2014

O que Nos Aproxima de Verdade


Escrito por: Fabíola Lira


Esses dias, leia-se há algumas semanas, fui incumbida da missão de escrever algo aqui para o blog. Passei dias, dias mesmo dessa vez, pensando no tema e em que palavras usar. Fiquei observando os pés das donas do blog (foto da capa aí de cima) e me dei conta de que o tema estava bem diante dos meus olhos, literalmente. E isso já dá tema para outro texto.

O que nos aproxima de verdade? Abraços? Ajudam. Carinho? Ajuda bastante. Pensei no tempo. Você pode sentir uma simpatia enorme e instantânea por alguém que acabou de conhecer e não se tornar amigo dessa pessoa. Ou ter uma má impressão à primeira vista, para descobrir que você estava totalmente enganado. O que prova que nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Embora uma pessoa simpática seja mais agradável de se ter por perto, não é isso que te aproxima e te faz permanecer ao lado de alguém. Beleza? Não, definitivamente não. Essa passa, é efêmera e fulgaz. Pode até atrair, mas não é comprovante de permanência.

O tempo. Ah, o tempo! Esse sim. Esse nos aproxima de verdade. É só com o tempo que se descobre as sutilezas do dia a dia, da personalidade, das características tão singulares de cada um. É só com o tempo que você  descobre que o “bem”, nem sempre quer dizer bem mesmo. É só com o tempo que você percebe que a irritação, às vezes, é sintoma de saudade e carência.

É só com o tempo que se nota com o olhar uma conversa sem palavras. É só com o tempo que se nota o quanto algumas pessoas entraram na nossa vida como tantas outras, mas que fizeram toda a diferença.

O que nos aproxima de verdade é o amor, é o cuidado, é a amizade, é a presença – nem sempre física -, é o estar junto sem estar perto, muitas vezes. Não se ama num piscar de olhos, não se cuida em minutos, não se estabelece uma relação de confiança e amizade em dias.

É só com o tempo que reconhecemos, sabemos, notamos o que nos aproxima de verdade.

2 comentários:

Rebs disse...

Texto lindo. Tão verdadeiro!
Parabéns pelo blog, meninas. (leio sempre, mesmo só comentando agr). Tá tudo muito bonito. :)
Beijo!

Bárbara disse...

amei o texto! gostoso e fácil de ler. Fabs, vc escreve mto bem!


o tempo, ele mostra.