14 de março de 2014

CINEMA EM CASA - O método Wazowski

Escrito por: Peterson Leandro

Olá meus queridos!

Chegou a sexta e estamos aqui para mais um encontro. Para esse fim de semana eu optei ser mais leve. Vamos conversar sobre uma das mais simpáticas animações já feitas e entender como sorrir é sempre o melhor remédio.

Monsters Inc., de 2001 (e relançado no formato 3D em 2013), foi dirigido por Peter Docter ("apenas" Toy Story e Toy Story 2 no currículo, além dos premiadíssimos WALL-E e Up! no currículo) e mostra o cotidiano da empresa responsável por gerar energia para a cidade de Monstrópolis usando gritos de sustos de crianças colocando os funcionários-monstros em suas portas de armários.

Apesar de usá-los, os humanos são cercados de mistérios e superstições no mundo dos monstros, os quais acreditam que podemos transmitir doenças gravíssimas. Por esse motivo, qualquer monstro que entre em contato com algo humano é urgentemente mandado a uma quarentena e devidamente tratado para evitar o contágio.



Assim, conhecemos o "assustador" Sulley e o atrapalhado Mike Wazowski , dois inseparáveis amigos que são companheiros de trabalho e funcionários modelo, recordistas de produção da empresa.

Certo dia, Sulley precisa voltar à empresa fora do expediente para resolver  questões burocráticas deixadas por Mike e é surpreendido por uma porta fora do depósito e resolve abri-la. De lá sai Boo, uma linda e carinhosa garotinha que não enxerga em Sulley um monstro, mas um grande e fofo brinquedo. A partir daí, Mike e Sulley passam por grandes e cômicas situações para  de encobrir a presença de Boo em Monstrópolis e para devolvê-la a seu mundo.

Por fim, eles acabam descobrindo que a presença da garotinha na empresa não fora acidental, mas sim integrava um plano do chefe da empresa em conluio com Randall, o concorrente direto de Sulley na liderança de produção da Monstros S.A., a fim de aumentar a produção de energia por intermédio de tortura infligida a crianças trazidas para a fábrica.



A Pixar é conhecida não apenas pelas suas divertidas animações, mas principalmente pelas mensagens trazidas por seus filmes. Detentor de 27 Oscars (!!!), 7 Globos de Ouro e 11 Grammys, o estúdio prima pela qualidade de suas produções e roteiros sempre delicados e emocionantes. Monstros S.A. é o quarto longa produzido por eles e não é diferente.

No fim do filme, Sulley e Mike, além de desfazer o terrível plano de Randall, também descobrem que o riso de uma criança gera muito mais energia do que um grito de susto e dor, transformando a estrutura da empresa, tornando assustadores em "divertidores". E não é essa uma linda e forte lição?



Momentos obscuros e tristes todos nós temos e, mesmo assim, sempre que estamos neles insistimos no burro pensamento de que ninguém entende nossa dor, medo ou tristeza e que aquela situação não tem jeito. É extremamente clichê e piegas, mas muitas vezes esquecemos que, desde que você se mantenha no direito de ter um amanhã, a solução sempre poderá vir.

É claro que chorar é a nossa reação natural pra esses momentos e lágrimas lavam nosso coração e alma porque um bom choro pode ser libertador e nos tirar sentimentos que estão presos. Eu não posso julgar o peso da dor de ninguém, mas, como Mike e Sulley descobriram, nada se compara a uma boa risada, e estou dizendo isso com base em minhas próprias experiências. Quão prazerosa é a sensação de perder o ar em um riso, literalmente gritar numa gargalhada, não importa o por quê?



Vamos fazer um exercício? Vou chamá-lo de Método Wazowski. ;) 
Feche seus olhos e deixe-se revisitar o momento mais escuro da sua vida, aquele que você literalmente sentiu a pior dor em sua alma, a desesperança da morte e a sensação que de não haveria mais nada pelo que lutar.
Agora lembre-se quantas vezes você já riu depois disso.

Percebe? Nada é imutável. Seu presente não é necessariamente seu futuro e seus sentimentos não são fatos. Abra mão da autocomiseração, sofra o seu hoje, mas esteja de pé para o amanhã. Se agarre fortemente aos motivos que tem pra viver e sorrir e seja forte pra transpassar seu momento obscuro, há uma linda manhã te esperando do outro lado.

As lágrimas podem ser sua única saída agora, chorar pode estar lavando sua alma, mas, acredite, sorrir vai curá-la.



-------------------------------------------------------------------------------------------


FICHA TÉCNICA
Monsters Inc. (Monstros S.A.)
Gênero: Animação
Direção: Pete Docter
Roteiro: Pete Docter, Jill Culton, Jeff Pidgeon, Ralph Eggleston, Andrew Stanton e Daniel Gerson.
Produção: Darla K. Anderson
Dubladores: John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi, James Coburn e Jennifer Tilly.
Classificação Etária: Livre.



AVALIAÇÃO

           Desenvolvimento da trama:






Qualidade do texto:






Qualidade técnica:






TRAILER


Nenhum comentário: