30 de maio de 2014

CINEMA EM CASA - Let the music play!

Escrito por: Peterson Leandro

Desde sempre música esteve envolvida com cinema. Aliás a música esteve presente na sétima arte antes mesmo que as palavras. Portanto não é incomum que essas duas indústrias se unam de alguma forma.
Não há nada que eu ame mais na vida do que música e cinema, e todo mundo ama uma boa lista. Então essa semana resolvi unir minhas duas paixões pra listar as cantoras mais populares que se deram bem, também, em suas carreiras cinematográficas! Sem reflexões essa semana, apenas coloque o fone de ouvido, aperte o play e deixe a música tocar!

10. Jennifer Lopez

Com ascendência porto-riquenha, JLo  começou, na verdade, como atriz, no drama “Jovens em Conflito”, de 1987. Sua carreira musical só começou em 1999 com o álbum “On The 6”. À essa altura ela já tinha participado de 12 filmes, entre eles Anaconda e Selena, em 1997, esse último responsável por transforma-la numa estrela internacional, atuação que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Hoje ela já acumula 28 filmes e 6 álbuns no currículo, além de ter atuado também como produtora independente nos filmes “El Cantante” e “Cidade do Silêncio”.


9. Björk

A incrível islandesa, não tão popular nos charts, mas muitissimo cultuada entre os alternativos, começou na música numa banda chamada The Sugarcubes em 1986, mas alcançou notoriedade quando se lançou solo em 1993 com o álbum Debut. Após oito álbuns, já foi indicada à 13 Grammys e é o nome mais forte quando se fala em experimentação musical. No cinema, atuou em 5 filmes, mas foi aclamada pela crítica por sua emocionante atuação em “Dançando no Escuro”, do controverso diretor Lars von Trier, longa premiadíssimo, inclusive lhe deu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.


8. Mariah Carey

Mimi lançou nesse mês seu 14° álbum de estúdio, uma história que começou há 24 anos atrás. Dona das paradas de sucessos nos anos 90, Mariah fez um nome fortíssimo na música, mas sua estreia no cinema não foi tão bem assim. Após ser coadjuvante em um pequeno filme em 1999, protagonizou, em 2001, Glitter, um fracasso total de público e crítica, tendo sido responsável, para muitos, pelo enterro da sua carreira, inclusive musical. No entanto, em 2005, deu a volta por cima ao lançar “The Emancipation of Mimi, álbum de grandioso sucesso, e após participar de alguns filmes irrelevantes, em 2009 atuou no premiado “Preciosa”, onde foi muito elogiada e superou de vez a vergonha de anos atrás. 


7. Whitney Houston

“O Guarda-Costas”. Apenas esse título já justifica a presença de Whitney nessa lista, mas vamos falar mais sobre isso. Obviamente “The Boyguard” foi o grande êxito da carreira de Whitney, tanto na música quanto no cinema (o filme foi indicado nos maiores prêmios das duas indústrias, Oscar e Grammy, de 1993), mas ela também participou de mais 6 filmes, inclusive “Sparkle”, lançado após sua morte. Além disso, foi produtora do sucesso de público “Diário de Uma Princesa”, que lançou a queridinha da América, Anne Hathaway, de vez ao estrelato.


6. Xuxa

Não me julgue. Maria da Graça já lançou 28 álbuns, vendendo mais de 45 milhões de cópias, além de ter participado de 20 filmes, a maioria deles como protagonista. Lua de Cristal, de 1990, tem, até hoje, a maior média de espectadores do cinema nacional, e, ao todo, Xuxa já arrastou 37 milhões de pessoas aos cinemas.  Qualidade dos materiais e “Amor Estranho Amor” à parte, são números que não se pode negar.

Sério, assistam esse vídeo, é sensacional! hahahaha!

5. Beyoncé

Um dos maiores nomes do mercado, Beyoncé começou na música em 1997, aos 16 anos, no grupo Destiny’s Child, desde então foram 5 álbuns com o grupo, 5 álbuns solo, 115 milhões de cópias vendidas pelo mundo, 17 grammys, 5 hits #1 nos Estados Unidos e um prêmio de artista do Milênio pela Billboard US. No cinema, Beyoncé começou em 2002, na comédia “Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro”, mas só alcançou respeito no meio ao interpretar Deena Jones, papel baseado em Diana Ross, para a adaptação do musical “DreamGirls”, em 2005, pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz, e ao interpretar Etta James no longa Cadillac Records, em 2008.


4. Jennifer Hudson

Jennifer apareceu para a mídia na terceira temporada do American Idol, em 2004, onde conseguiu apenas o sétimo lugar. Apesar disso, com sua voz potente, conseguiu chamar a atenção de produtores hollywoodianos, que a convidaram para participar da adaptação do musical Dreamgirls para o cinema. Apesar de contar com estrelas como Beyoncé, Eddie Murphy e Jamie Foxx, Hudson roubou a cena, levando um Oscar de melhor atriz coadjuvante. Desde então já gravou 2 álbuns e participou de mais 9 filmes. 


3. Madonna

O currículo de Madonna é infindável. Se lançou na música em 1983, desde então já foram 12 álbuns, 9 turnês históricas, 12 livros, 9 grammys, cerca de 300 milhões de álbuns vendidos no mundo e o incontestável título de Rainha do Pop. No cinema, começou em 1985 no filme “Procura-se Susan Desesperadamente”, teve algum destaque na comédia “Who’s That Girl?”, de 1987, mas chamou atenção em 1991, com o provocativo documentário “Na Cama Com Madonna” e em 1996 na cinebiografia da primeira-dama argentina Eva Péron, onde desbancou Cher, Meryl Streep e Maria Conchita Alonso para o papel principal. Foram 26 filmes, até agora, além de 3 deles terem sido como diretora.


2. Cher

Se Madonna é a rainha do pop, Cher é a “deusa”. Começou sua carreira musical em 1965, na dupla Sonny & Cher, onde fez bastante sucesso cantando uma espécie de rock folk (se você acha que Bang Bang, da trilha de Kill Bill era da Nancy Sinatra, é melhor voltar alguns anos). Ressurgiu nos anos 70, dessa vez em carreira solo, experimentando a disco music e new wave. Até hoje já foram 26 álbuns e influência direta ou indireta em toda cultura pop, além de ser um grande ícone da causa gay. Estreou no cinema em 1969 no longa Chastity, mas de lá pra cá já teve diversos papéis de destaque. Em 1982 foi indicada ao Globo de Ouro melhor atriz coadjuvante por "James Dean, o Mito Sobrevive", em 1983 foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Silkwood - O Retrato de uma Coragem, em 1985 ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e foi indicada ao Globo de Ouro por "Marcas do Destino" e finalmente, em 1987 ganhou seu Oscar de melhor atriz, além do Globo de Ouro e BAFTA, pelo drama "Feitiço da Lua".  Recentemente, longe do hype, lançou seu 26° álbum de estúdio e protagonizou o criticado musical "Burlesque" ao lado de outra cantora, Christina Aguilera.


1. Marilyn Monroe

Norma Jeane Baker, considerada por muitos o ícone máximo da cultura pop, começou como modelo e logo depois assinou contrato de exclusividade com a 20th Century-Fox, era, na verdade, uma atriz que cantava. Nunca lançou nenhum álbum, mas seus filmes eram repletos de canções interpretadas por ela mesma. Foram 29 filmes entre 1948 e 1963, muitos deles considerados clássicos, sendo “Os Homens Preferem as Loiras” o mais popular deles, que conta com a canção “Diamonds Are a Girl's Best Friend”, grande hit de sua meteórica carreira. Foi indicada ao Globo de Ouro 3 vezes e ao BAFTA 2 vezes, mas não viveu pra ver seu nome virar uma lenda, ao morrer aos 36 anos em uma situação que levanta teorias até hoje.

Nenhum comentário: