5 de setembro de 2014

Resenha - A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar

Postado por: Patrícia Lira


Acabei de terminar esse livro e vim correndo contar pra você pra aproveitar a memória fresquinha. Vocês devem ter ouvido falar na menina que "inspirou" A culpa é das estrelas, de John Green, certo? Errado, o próprio Green já afirmou que Hazel Grace não foi inspirada em Esther Earl, mas que tem influência sobre a mesma (??).

 A estrela que nunca vai se apagar é uma biografia em memória de Esther Earl, com a participação da própria. É cheio de páginas do diário de Esther, desenhos, subscrições de conversas na internet, e-mails, postagens em seu blog, além de textos de seus pais, amigos e irmãos.

A narrativa, por assim dizer, começa com uma menina saudável, brincalhona e que sonha em ser escritora. Então Esther descobre ter câncer de tireoide e sua vida passa a ser cansativa, fraca e doente...mas somente seu corpo. Esther aproveitou a sua curta vida, fez os melhores amigos e, principalmente, inspirou pessoas e espalhou amor.







O que eu mais gostei no livro foi ter a perspectiva das pessoas de fora e da própria Esther, que muitas vezes não se achava essa pessoa tão inspiradora como os outros a viam. O que não gostei foi que achei um pouco longo (qual biografia não é?), com algumas partes confusas na escrita de Esther, talvez pela saúde, adolescência, não sei.

De lá:

O Amor é Mais Forte. O Amor e a esperança estão unidos, se separá-los, você os destrói. Se a esperança sobrevive, o amor perdura. Onde existe ao menos uma nesga de amor, a menor das esperanças tem espaço para crescer.

A vida não é para ser vivida pela metade. Ela deve ser aproveitada de maneira plena e total. Se você quiser fazer uma mudança no mundo, precisará ser forte. Precisará arriscar. Precisará perseverar. Às vezes, precisará seguir cegamente em uma direção mesmo sem ter qualquer certeza, mas porque acredita que ela vai levá-a ao lugar certo.

O que importa é amar os amigos completa e totalmente, o melhor e o pior lado, e amar mais do que apenas as coisas boas. Trata-se de mostrar que você está disposto a aceitá-los pelo que são, que eles não devem se sentir inseguros ou constrangidos na sua presença, o que pode ser uma tarefa difícil.



 Editora: Intrínseca Páginas: 448 ISBN: 8580574668 Nota: 4/5 Chorei: Sim

Nenhum comentário: